serrote 26 ½

serrote 26 ½

Lima Barreto é o destaque da edição especial da revista serrote para a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que teve o autor carioca como homenageado. A serrote 26 ½ traz uma seleção de trechos do “Diário íntimo”, de Lima Barreto, com apresentação da crítica literária Beatriz Resende, uma das convidadas do evento. A edição especial foi distribuída gratuitamente em Paraty durante a Flip, que aconteceu de 26 a 30 de julho, e agora está disponível no site da serrote.

Composto por anotações feitas entre 1900 e 1921, o “Diário íntimo” registra o confronto de Lima Barreto com o racismo e o elitismo da sociedade carioca, mas também seu fascínio pela vida nas ruas do Rio, que brilha em descrições de cenários e personagens do subúrbio, do Centro e das praias.

A revista traz ainda um texto de outra convidada da Flip, a jornalista argentina Leila Guerriero, nome importante do novo jornalismo latino-americano. Autora de livros como “Uma história simples” e “Zona de obras”, ela reflete sobre os desafios da literatura de viagem em tempos de turismo massificado no artigo “Viajar, contar, viajar”.

Já em “Despojos de outubro”, a historiadora australiana Sheila Fitzpatrick, especialista na história da Rússia moderna, faz um apanhado dos principais livros sobre o centenário da Revolução Russa, em 2017, que despertam um debate sobre o futuro da herança comunista e da própria ideia de revolução.

2 respostas para serrote 26 ½

  1. Parabéns pela presença de vocês na 15ª Flip – Estive em Paraty para o evento, mas não tive acesso ao impresso da edição 26 1/2. Gostaria de te-la, se possível for a cessão de um. Abs, AMARAL

    • Guilherme Freitas disse:

      Obrigado, José. A edição impressa se esgotou em Paraty, mas está publicada integralmente no site da serrote.
      Abs
      Guilherme Freitas
      Revista serrote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *