serrotinha

serrotinha

Todos os anos, desde 2009, a serrote prepara uma edição especial para a Festa Literária Internacional de Paraty. Distribuída gratuitamente durante a Flip, a serrotinha traz material em torno do autor homenageado do evento, textos de escritores convidados, amostras do acervo do IMS e muito mais. Confira nesta página alguns dos números já publicados.

serrote 26½ (2017)

A crítica literária Beatriz Resende apresenta uma seleção de trechos do Diário íntimo, de Lima Barreto, em que o autor homenageado da Flip 2017 reflete sobre racismo e exclusão, mas também se admira com cenários e personagens do Rio. A edição traz ainda um texto da jornalista argentina Leila Guerriero sobre literatura de viagem e um artigo da historiadora australiana Sheila Fitzpatrick sobre o centenário da Revolução Russa.

serrote 23½ (2016)

Um ensaio de Alice Sant’Anna sobre os cadernos da poeta Ana Cristina Cesar revela os bastidores da criação de A teus pés, obra-prima da autora homenageada da Flip 2016. A mesma edição publica duas pequenas joias: “Arte ou indústria?”, do diretor francês Jean Renoir, e “A filosofia do guarda-chuva”, do escritor britânico Robert Louis Stevenson.

serrote 20½ (2015)

No ano em que a Flip homenageou Mário de Andrade, a serrotinha publicou textos e imagens do diário de bordo que a fotógrafa Maureen Bisilliat manteve quando, em 1985, refez a viagem narrada pelo escritor no livro O turista aprendiz. A edição trouxe ainda um ensaio do arquiteto Adolf Loos e uma seleção de desenhos de J. Carlos, sob guarda do IMS, apresentados pelo caricaturista Cássio Loredano.

serrote 17½ (2014)

A jornalista portuguesa Kathleen Gomes reconstitui o diálogo de Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014, com leitores e intelectuais de Portugal. O escritor chileno Jorge Edwards relembra seus encontros com Rubem Braga. Coordenadora de Literatura do IMS, Elvia Bezerra narra uma passagem curiosa da vida diplomática de Otto Lara Resende. E o crítico José Carlos Avellar desvenda desenhos do diretor Glauber Rocha sob guarda do IMS.

serrote 11½ (2012)

Duas cartas inéditas de Carlos Drummond de Andrade para Francisco Iglesias, encontradas no acervo do IMS, são o mote para o texto de Elvia Bezerra sobre a relação do autor homenageado da Flip 2012 com sua terra natal, Minas Gerais. A edição apresenta também autorretratos da artista inglesa Bobby Baker, um texto de Joseph Epstein sobre a fofoca e um diário de Rodrigo Fresán sobre a laboriosa mudança de sua biblioteca.

serrote 8½ (2011)

Em diários inéditos, sob guarda do IMS, Paulo Mendes Campos registra suas viagens por União Soviética, China e Polônia. O escritor espanhol Javier Marías repassa sua relação de amor e ódio com O Gattopardo, de Lampedusa. E dois ensaios visuais completam a edição: um com pinturas de Elizabeth Bishop e outro com retratos de escritores feitos por Roberto de Vicq de Cumptich usando apenas as letras de seus nomes.

serrote 5½ (2010)

A segunda edição da serrotinha resgatou a transcrição de um encontro entre Jorge Luis Borges e Vinicius de Moraes, em Buenos Aires, em 1975. Eucanaã Ferraz apresentou poemas do sociólogo Gilberto Freyre, homenageado da Flip 2010. A revista publicou também um ensaio de Edith Warton, “O vício da leitura”, e uma seleção de fotopinturas tradicionais do Nordeste.

serrote 1½ (2009)

A serrotinha estreou na Flip 2009 revelando duas fotos inéditas de Manuel Bandeira, homenageado do evento, feitas em Minas Gerais pelo argentino Horacio Coppola. A revista trouxe ainda uma seleção de textos breves de um mestre do ensaio, o americano E. B. White, e um artigo de Rafael Cardoso sobre antigas edições populares de José de Alencar, parte do acervo de José Ramos Tinhorão sob guarda do IMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *