Os Aforismos reunidos de Franz Kafka

40 Só a nossa concepção de tempo nos faz nomear o Juízo Final com essas palavras; na realidade ele é um tribunal permanente.

41 A desproporção do mundo parece ser, de maneira consoladora, apenas numérica.

42 Permitir que a cabeça cheia de asco e ódio afunde no peito.

43 Os cães de caça ainda brincam no pátio, mas a presa não lhes escapa, por mais que já dispare pelas florestas.

44 É ridículo como você coloca arreios em si mesmo para este mundo.

45 Quanto mais cavalos você atrela para o trabalho, tanto mais rápido ele anda, ou seja: não para arrancar os blocos de alicerce, o que é impossível, mas para rebentar as cor­reias e, como resultado, a alegre viagem vazia.

46 A palavra ser [sein] significa duas coisas em alemão: estar-aí [Dasein] e pertencer-lhe[Ihm gehören].

47 Foi-lhes apresentada a opção de se tornarem reis ou mensageiros dos reis. À maneira das crianças, todos quiseram ser mensageiros. É por isso que existe um bando de mensageiros que correm pelo mundo e, uma vez que não há mais reis, bradam uns para os outros mensagens que perderam o sentido. Gostariam de pôr um fim à sua vida miserável, mas não ousam fazê-lo por causa do juramento de ofício.

48 Crer no progresso não significa crer que ele já aconteceu. Isso não é crença.

49 A. é um virtuose e o céu, sua testemunha.

50 O homem não consegue viver sem uma confiança duradoura em algo indestrutível nele mesmo, muito embora tanto o indestrutível como a confiança possam perma­necer-lhe ocultos de maneira contínua. Uma das possibilidades dessa ocultação per­manente é a crença em um Deus pessoal.

51 A mediação da serpente era necessária: o mal pode seduzir o homem, mas não tornar-se homem.

52 Na luta entre você e o mundo, apoie o mundo.

53 Não se deve fraudar ninguém, nem mesmo o mundo por sua vitória.

54 Não existe nada a não ser um mundo espiritual; o que chamamos de mundo dos sen­tidos é o mal no mundo do espírito, e o que chamamos de mal, apenas a necessidade de um instante em nossa eterna evolução.

Com a mais forte das luzes pode-se dissolver o mundo. Diante de olhos fracos, ele se torna sólido, de olhos mais fracos, ele ganha punhos, de outros mais fracos ainda, ele fica envergonhado e esmaga quem ousa fitá-lo.

55 Tudo é fraude: buscar o mínimo de ilusão, permanecer no nível usual, buscar o máximo. No primeiro caso, frauda-se o bem, na medida em que se deseja tornar fácil demais sua conquista; o mal, na medida em que é colocado em condições de luta excessivamente desfavoráveis. No segundo caso, o bem é fraudado na medida em que não se luta para alcançá-lo, nem mesmo naquilo que é terreno. No terceiro caso, frauda-se o bem na medida em que a esperança é torná-lo impotente com sua máxima intensificação. Seria preferível, nisso tudo, o segundo caso, pois sempre se frauda o bem e não o mal; neste caso, pelo menos na aparência.

56 Há questões que não poderíamos superar se não estivéssemos livres delas por nossa própria natureza.

57 Só alusivamente a linguagem pode ser usada para tudo o que está fora do mundo dos sentidos, mas nunca comparativamente, nem mesmo de forma aproximada, uma vez que ela só trata, correspondendo ao mundo sensorial, da propriedade e de suas relações.

58 Mente-se o menos possível só quando se mente o menos possível e não quando se tem a menor oportunidade possível para mentir.

59 Um degrau de escada que não foi desgastado a fundo é, do seu próprio ponto de vista, apenas algo de madeira montado no ermo.

60 Quem renuncia ao mundo tem de amar a todos os seres humanos, pois também renuncia ao mundo deles. A partir daí começa a pressentir a verdadeira essência humana, que não é outra coisa senão poder ser amado, pressupondo-se que esteja à altura disso.

61 Quem, dentro do mundo, ama o próximo, não está mais nem menos certo do que quem, dentro do mundo, ama a si mesmo. Resta só a pergunta sobre se o primeiro deles é possível.

62 O fato de que não existe nada senão um mundo do espírito tira-nos a esperança e nos dá a certeza.

63 Nossa arte consiste em sermos ofuscados pela verdade: a luz sobre o rosto horrível que vai recuando é verdadeira, de resto nada.

64-65 A expulsão do paraíso, no seu principal aspecto, é eterna. É verdade também que essa expulsão é definitiva e que a vida no mundo, inevitável, mas, apesar disso, a eterni­dade do processo torna possível não só que continuemos continuamente no paraíso, como também que, na realidade, estejamos lá de forma duradoura, não importa se aqui temos ou não conhecimento disso.

66 Ele é um cidadão livre e seguro da Terra, pois está atado a uma corrente suficien­temente longa para dar-lhe livre acesso a todos os espaços terrenos e, no entanto, longa apenas para que nada seja capaz de arrancá-lo dos limites da Terra. Mas é, ao mesmo tempo, também um cidadão livre e seguro do céu, uma vez que está igualmente atado a uma corrente celeste calculada de maneira semelhante. Assim, se quer descer à Terra, a coleira do céu o enforca; se quer subir ao céu, enforca-o a coleira da Terra. A despeito de tudo, tem todas as possibilidades e as sente, recu­sando-se mesmo a atribuir o que acontece a um erro cometido no primeiro ato de acorrentar.

67 Ele corre atrás dos fatos como um principiante em corrida de patins, que, além do mais, se exercita onde quer que seja proibido.

68 O que pode ser mais alegre que a crença em um deus da casa?

69 Teoricamente existe uma chance de felicidade plena: acreditar no que há de indes­trutível em si próprio e não ter de lutar para alcançá-lo.

2 respostas para Os Aforismos reunidos de Franz Kafka

  1. Pingback: s.t. (aforismo de Kafka) |

  2. Pingback: quites – CORJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *