O Lima Barreto que nos olha (vídeo) – por Beatriz Resende

O Lima Barreto que nos olha
por BEATRIZ RESENDE

Beatriz Resende faz neste vídeo uma breve análise de três fotografias de Lima Barreto, autor de parca iconografia, que exibem o escritor em diferentes momentos da vida.

Aqui e, com mais profundidade, no ensaio de mesmo título publicado na serrote #21, demonstra como a loucura e o rancor, atenuados ou apagados nas fotografias oficiais de Lima Barreto, interpelam a literatura e a História nas imagens finais de uma iconografia pessoal esparsa e perturbadora.

Beatriz Resende é ensaísta e pesquisadora de vasto espectro de interesses. Professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ, é autora de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos (Autêntica, 2015), Apontamentos de crítica cultural (Aeroplano, 2000) e Contemporâneos – Expressões da literatura brasileira no século XXI (Casa da Palavra, 2008). Organizou, dentre outras, as coletâneas Cocaína, literatura e outros companheiros de viagem (Casa da Palavra, 2006) e Possibilidades da nova escrita literária no Brasil (Revan, 2014).

Uma resposta para O Lima Barreto que nos olha (vídeo) – por Beatriz Resende

  1. Lucélia Maia Lopes disse:

    Que analise delicada e profunda. Li o Triste Fim de Policarpo Quaresma e pude identificar um pouco da obra na vida do autor. Gostei! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *