E-Mail 'O Lima Barreto que nos olha - por Beatriz Resende'

Enviar cópiar por e-mail de: 'O Lima Barreto que nos olha - por Beatriz Resende'

* Required Field






Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.



Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.


E-Mail Image Verification

Loading ... Loading ...

12 respostas para O Lima Barreto que nos olha – por Beatriz Resende

  1. Trabalhos como este, parecem me conduzir para a ideia de ações épico silenciosas. A construção obsessiva de uma entidade autoral tão importante como Lima Barreto, é como se fosse a reorganização e preenchimento de “DNAs ” que se refletem no corpo da cultura brasileira. É prazer e honra tomar consciência de seu trabalho, Sra. Beatriz Resende. Parabéns.

  2. Flávio disse:

    É uma alegria e emoção ler o seu cuidoso texto. Parabéns pelo vídeo realizado e pela delicada atenção devotada ao Lima que influencia gerações.

  3. Cristiano MARTINS disse:

    Excelente trabalho, fiquei lisonjeado com a riqueza de alguns detalhes que desconhecia da vida de Lima Barreto, fiquei muito mais interessado em conhecer suas obras.

    Obrigado por essa leitura prazerosa e parabéns pelo trabalho.

  4. margareth torres de alencar costa disse:

    É muito importante quando encontramos pesquisas sérias como as suas, principalmente quando também somos pesquisadora e necessitamos de contribuições inteligentes e sérias como as suas.
    Muito obrigada por ter sido criteriosa, disciplinada e criativa em sua pesquisa.
    Minhas sinceras felicitações por seu trabalho.

    Margareth

  5. margareth torres de alencar costa disse:

    É muito importante quando encontramos pesquisas sérias como as suas, principalmente quando também somos pesquisadora e necessitamos de contribuições inteligentes e sérias como as suas.
    Muito obrigada por ter sido criteriosa, disciplinada e criativa em sua pesquisa.

    Margareth

  6. Leonardo Francellino de Souza disse:

    Obrigado, Professora!

  7. ALFREDO SCHECHTMAN disse:

    Parece-me, salvo engano de minha parte, que a autora confundiu involuntariamente o conteúdo dos contos mencionados. O que é atribuído a “Dentes negros e cabelos azuis” pertence ainda ao do conto “De como o homem chegou lá”.
    Quanto a Humberto Gotuzzo, soa estranho identificá-lo como o introdutor da psicanálise no Brasil, quando vários livros dedicados especificamente ao tema não lhe atribuem tal destaque.

  8. ETHEL JOYCE MUNHOZ disse:

    Só tenho que agradecer a Beatriz Resende pelo texto e a equipe da Serrote, me emocionei lendo cada parágrafo ao pensar na vida e na obra de Lima Barreto, que permanece ainda desconhecida para muitos.

  9. Adriana Santos disse:

    Seu texto me encheu de emoção e alegria, obrigada por resgatar e manter viva a história de antepassados que continuam sendo vistos com menor valor do que realmente merecem. Parabéns

  10. Vera Aparecida de Souza Polisciuc disse:

    Tomei conhecimento deste trabalho por meio do curso de Sequencia Didática: aprendendo por meio de resenhas, da Plataforma Escrevendo o Futuro. Após ouvir o relato da pesquisadora no vídeo o Lima Barreto que nos olha, senti vontade de ler o texto da autora na íntegra. sou leitora de Lima Barreto e o primeiro livro dele que em chamou atenção foi Triste fim de Policarpo Quaresma, que na minha leitura simples percebi um por trás da personagem um Lima decepcionado,, um Lima que representava o povo sofrido e massacrado numa realidade com falta de tudo, especialmente respeito. No momento estou lendo Clara dos Anjos e analisando com emus alunos do Ensino Médio. A Clara dos Anjos de Lima Barreto representa a mulher que, apesar de já ter conquistado muito espaço na sociedade brasileira, ainda se vê na personagem do livro. Parabéns à autora do vídeo e desse artigo maravilhoso que me deixou ainda mais encantada com o autor Lima Barreto e curiosa para conhecer as outras obras deixadas por ele.
    Vera Aparecida
    Professora de Língua Portuguesa e apaixonada por Literatura Brasileira.

  11. Luzia disse:

    Adorei o texto,a fotografia,a pesquisa toda em fim.Parabéns.