serrote 29 ½

serrote 29 ½

serrote 29 ½ apresenta uma série de fotografias inéditas de Hilda Hilst e da Casa do Sol, seu refúgio, feitas por Eduardo Simões para os Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles. As imagens são acompanhadas por um ensaio do escritor Joca Reiners Terron sobre a autora homenageada da Flip 2018. A edição especial da serrote foi distribuída gratuitamente em Paraty durante o evento e agora pode ser lida no site da revista.

No ensaio, Terron afirma que, longe de ser um gesto de loucura, a decisão de Hilda de se retirar da vida em São Paulo para uma fazenda em Campinas, batizada de Casa do Sol, foi “uma clara opção pela razão”. Foi lá, em meio a árvores centenárias e dezenas de cães, que ela construiu sua obra, observa o escritor, cujo último romance, Noite dentro da noite, tem Hilda como uma das personagens.

A serrote 29 ½ traz também um ensaio do escritor colombiano Héctor Abad, que narra uma visita à casa da filha do filósofo Bertrand Russell, no litoral da Inglaterra. Em “O improvável cálculo da paixão”, ilustrado com gravuras de Joel Shapiro, Abad reflete sobre como Russell tentou aplicar à vida amorosa os ideias libertários que guiavam sua atuação pública.

A revista apresenta ainda o ensaio “O riso”, da inglesa Alice Meynell, que teve atuação destacada na luta pelos direitos das mulheres no século XIX e foi vice-presidente da Liga das Escritoras Sufragistas. O texto é acompanhado por ilustrações de Veridiana Scarpelli.

5 respostas para serrote 29 ½

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *