Resultado do 4º Concurso de Ensaísmo serrote

Resultado do 4º Concurso de Ensaísmo serrote

Rodrigo Lobo Damasceno (1985), Vinícius da Silva (2000) e Gabriel Campos (1984) são os vencedores da 4ª edição do Concurso de Ensaísmo serrote, promovido pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. Além de receber prêmios em dinheiro, os três terão seus textos publicados na 39ª edição da serrote, que chega às livrarias em novembro.

DOWNLOAD GRATUITO: Os três ensaios também estão disponíveis nesta edição digital que pode ser baixada aqui.

Nascido em Feira de Santana (BA), o poeta Rodrigo Lobo Damasceno parte das esculturas em couro do artista Juraci Dórea, expostas no sertão baiano, para analisar as contradições da modernização brasileira no ensaio “Boi morto, boi morto, boi morto”, primeiro colocado do concurso. 

O artista e pesquisador Vinícius da Silva, de Nova Iguaçu (RJ), ficou em segundo lugar com o texto “Barricadas para o fim do mundo”, que recorre a autoras como bell hooks e Jota Mombaça para refletir sobre estratégias para futuros possíveis. O paulistano Gabriel Campos foi o terceiro colocado com o ensaio “Saudades de João Antônio”, que aproxima a obra do autor de “Malagueta, Perus e Bacanaço” e a literatura feita hoje nas periferias.

O júri concedeu também menção honrosa aos ensaios “Ladainha da sobrevivência”, de Yasmin Santos, e “O agente esteta”, de Pedro Sprejer. Os dois textos serão publicados na serrote 40, em março de 2022.

Este ano o concurso teve no júri a historiadora Heloisa Starling, a escritora e pesquisadora Juliana Borges, o diretor artístico do IMS, João Fernandes, e os editores da serrote, Paulo Roberto Pires e Guilherme Freitas. Eles avaliaram mais de 400 inscrições, sem saber a identidade dos candidatos, que foram reveladas apenas depois de definido o resultado. 

Estavam aptos a concorrer autores que fossem inéditos em livro ou que tivessem, no máximo, uma obra publicada. Em edições anteriores, foram premiados nomes como a artista Maria Lucas, o arquiteto Francesco Perrotta-Bosch o a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, entre outros.

3 respostas para Resultado do 4º Concurso de Ensaísmo serrote

  1. Pingback: serrote #39 – Cristina Gu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *