Resultado do 5º Concurso de Ensaísmo serrote

Resultado do 5º Concurso de Ensaísmo serrote

O ensaio “Modos de sentar”, do escritor e tradutor baiano Igor de Albuquerque (1989), é o vencedor da 5ª edição do Concurso de Ensaísmo serrote, promovido pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. No texto, Albuquerque analisa algumas das músicas mais tocadas no país, de Luísa Sonza ao agronejo, e argumenta que a onipresença da “sentada” nas letras, mais do que obsessão erótica, revela muito sobre passado e presente da sociedade brasileira.

O júri deste ano foi formado pela antropóloga Aparecida Vilaça, pela poeta e tradutora Stephanie Borges, pelo diretor artístico do IMS, João Fernandes, e pelos editores da serrote, Paulo Roberto Pires e Guilherme Freitas. Eles avaliaram mais de 400 ensaios anônimos e só tiveram acesso à identidade dos candidatos depois de definido o resultado.

O segundo colocado foi “Esboço para uma teoria do conformismo”, do historiador gaúcho Guilherme Moraes, que discute a naturalização de desigualdades e catástrofes no Brasil. Em terceiro lugar ficou “Greve nos canaviais”, do artista e sociólogo pernambucano Guilherme Benzaquen, que reconstitui um protesto de trabalhadores rurais realizado em plena ditadura.

Além de receber prêmios em dinheiro, os ganhadores terão seus textos publicados na serrote #42, que chega às livrarias em novembro.

O júri decidiu conceder menções honrosas aos ensaios “Minimanual do guerrilheiro urbano: a fabricação de uma mitologia e de um corpo revolucionários”, de Leonardo Vasconcelos de Araújo, e “A fita branca ou Daquilo que nos une”, de Pedro Fernandez de Souza. Os dois textos serão publicados na serrote #43, em março de 2023.

Estavam aptos a concorrer autores que fossem inéditos em livro ou que tivessem, no máximo, uma obra publicada. Em edições anteriores, foram premiados nomes como a artista Maria Lucas, o arquiteto Francesco Perrotta-Bosch, a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *