serrote 46

serrote 46

Edição especial de 15 anos da revista de ensaios do Instituto Moreira Salles traz textos de Alejandro Zambra, Hilton Als e Djaimilia Pereira de Almeida, livro de Roland Barthes ilustrado por Saul Steinberg, e muito mais

Compre a revista na Loja do IMS

CARTA DO EDITOR

Há 15 anos a serrote insiste no arrojo de especulação, próprio do ensaio, como valor privilegiado do debate intelectual. Entre clássicos e novíssimos, estreantes e consagrados, brasileiros e estrangeiros, temos navegado por latitudes pouco usuais. 

É, portanto, a pluralidade que esta edição de aniversário comemora ao publicar, pela primeira vez na concepção original, com os desenhos, a estupenda leitura que Roland Barthes faz de Saul Steinberg. 

O ensaio como exercício de admiração também ecoa no retrato de Prince por Hilton Als, um dos mais originais críticos culturais em atividade. 

Em “A condição sem nome”, Djaimilia Pereira de Almeida, cuja trajetória é para nós inseparável da revista, nutre com memórias familiares uma contundente análise sobre a ideia de “mulata”.

Unindo ousadia especulativa e formal, Alejandro Zambra e Andrés Braithwaite fazem de “Um conto de Natal” uma comovente reflexão sobre a amizade e a relação entre escritor e editor. 

Os conceitos de “pretagogia” e “desapropriação” da escrita, explorados por Andréa Hygino e Cristina Rivera Garza, apontam na arte e na literatura caminhos virtualmente inexplorados e roteiros longe do previsível, uns e outros essenciais para traçar nosso percurso até aqui. (Paulo Roberto Pires)

*

SUMÁRIO

ESCRITA E EDIÇÃO

Alejandro Zambra e Andrés Braithwaite

Um conto de Natal

No inverno de 2002 tive a sorte de conhecer David Tightwad, que em seguida se tornaria meu editor. Ele me ofereceu trabalho e de imediato senti que o mundo se transformava em um lugar apaixonante.

IDENTIDADE

Djaimilia Pereira de Almeida

A condição sem nome

Estará o problema não na palavra “mulata”, que abomino, mas no facto de que não há lugar no mundo para a (minha) raça ambígua?

PRINCE

Hilton Als

Minha pinup

Uma ode a Prince

CONCURSO SERROTE

Douglas Santana Ariston Sacramento / Lidia Lisbôa

Apontamentos para costurar mortalhas

A literatura negra tece o manto para as vítimas do genocídio no Brasil

LITERATURA

Cristina Rivera Garza / Rodrigo Cass

Desapropriação para principiantes

Reencontrar a origem plural da escrita é expor os mecanismos de transferência desigual do trabalho com a linguagem, da experiência coletiva para a apropriação do autor

ENSAIO VISUAL

Thiago Rocha Pitta

O suplício de Cabral

CONCURSO SERROTE

kulumym-açu

Era possível anoitecer como velhim e acordar como curumim

ARTE E EDUCAÇÃO

Andréa Hygino / Alisson Damasceno

Pretagogias

A cadeira, o Levante, a ginga

ENSAIO PESSOAL

Elvia Bezerra / Vivian Caccuri

Traga meus óculos de ouvir

Elemento romântico na memória, estigma ou pânico, variadas experiências de surdez intrigam neurologia e marcam música e poesia

ENSAIO

Roland Barthes / Saul Steinberg

All Except You

Todas as personagens de Steinberg se parecem com alguém que eu conheço, mas de cujo nome não me lembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *