Gabinete de curiosidades – Caderno de pesquisa – Editora Sabiá e Editora do Autor

Caderno de pesquisa – Editora Sabiá e Editora do Autor

por MARIANA NEWLANDS

Este post é um pedacinho de uma longa pesquisa que venho fazendo sobre a história editorial e gráfica dessas duas editoras sensacionais.
O leitor que quiser contribuir com histórias sobre elas, livros ou imagens será muitíssimo benvindo.

 

Acesse aqui o Gabinete de curiosidades anterior.

11 respostas para Gabinete de curiosidades – Caderno de pesquisa – Editora Sabiá e Editora do Autor

  1. zenaide medeiros disse:

    mariana,
    sua contribuição na Serrote a cada dia mais linda.
    fiquei com dificuldade de dar nome pois a cada um pensado me vinha a sensação de não ser completa a tradução de seu lindo trabalho.
    quero agradecer,em especial,o carinho com os medeiros,zé-o pai- e anísio-o tio
    um beijo,
    zenaide

  2. Mamita disse:

    Que passeio gostoso que você nos proporcionou. E bonito, viva!

  3. marcos disse:

    que belo passeio. quando vejo, em sebos, as edições dessas duas casas sempre fico com vontade de tê-las por completo; no momento só tenho a paixão segundo gh da clarice, e o fabuloso o anjo bêbado do pmc.
    não tenho uma história, apenas um laço afetivo e temporal — sinto que as edições antigas trazem uma ligação maior com os escritores de que tanto gosto, porém coloco-me longe no tempo.

  4. Helen Marcia Potter Pessoa disse:

    Puxa, me lembro de tantos desses livros, que eu li com essas mesmas capas. Inclusive o Apanhador no Campo de Centeio, uma ilustração do Augusto Rodrigues, meu vizinho, foi um passeio pela saudade. Parabéns!

  5. SELMA VASCONCELOS disse:

    Adorei sua ideia de estudar as duas editoras que tanto contribuiram para trazer a publico nomes da maior importancia na literatura brasileira do seculo XX!
    tenho livro de minha autoria baseado em extensa pesquisa para compor o perfil fenomenologico do poeta, de titulo” Joao Cabral de Melo Neto – retrato falado do poeta” premio academia PE de Letras 2010 . Joao Cabral tinha uma relacao muito proxima , e manteve correspondencia intensa com Rubem Braga, seu editor nas duas editoras . esta relacao me interessa muito! vamos trocar figurinhas? abs, selma vasconcelos, professora da Universidade de PE

  6. Flavio I. disse:

    Coisa linda, Mariana. Eu tenho essa edicao do Cem anos de solidao tb.

  7. Francisco disse:

    Oi, Mariana! Muito bacana a iniciativa. O livro “O Rio é tão longe – Cartas de Fernando Sabino e Otto Lara Resende” (Cia das Letras) mostra um pouco do percurso editorial dos autores (ou da resistência do Otto em se enveredar no mercado)… De qualquer maneira, tenho uma edição de “O menino no espelho”, do Sabino, capa dura e com um número do exemplar; não me lembro de qual editora é, mas caso pertença a alguma das duas, voltando das férias tiro uma foto e envio o link pra você! Abraço,

  8. José disse:

    Parabéns pela pesquisa, Mariana! Vê se aparece ano que vem no GP Produção Editorial do congresso nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Seu trabalho será mais do que bem-vindo e suscitará bons diálogos, com certeza. [Este ano o congresso da Intercom acontece de 2 a 7 de setembro em Fortaleza; as inscrições para ouvintes estão abertas, mas já não rola enviar trabalho.]

  9. Olá, tudo bem?
    Sou doutoranda em História Cultural e gostaria muito de saber mais sobre a sua pesquisa com estas editoras da década de 1960. Podemos manter mais contato? Meu e-mail é onapomona@gmail.com.
    Muito grata
    Camila

  10. Pedro Lins e Silva disse:

    Cara Mariana, por acaso, ao longo de sua pesquisa, você encontrou registros da famosa festa de 26/11/1962, no clube dos Marimbás na Avenida Atlântica, que marcou o lançamento simultâneo de 5 livros de autores da “Editora do Autor”? Já li uma crônica do Rubem Braga sobre esta noite mágica mas não consigo encontra-la novamente… agradeço qualquer dica sobre o assunto… tenho um livro assinado por Vinicius, Drummond, Sabino, P.M. Campos e Otto Lara Resende naquela noite e gostaria de conhecer mais detalhes da festa… muito obrigado… meu e-mail é pedrolinsesilva@yahoo.com e meu blog, caso queira dar um pulo lá, é: http://colecaodrummondbandeira.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *