serrote 13

serrote#13

FILOSOFIA
Elogio da transitoriedade, THOMAS MANN

Em conferência proferida em 1952, o autor de Doutor Fausto defende que a existência pode ser mais rica e complexa quando o homem toma consciência plena de sua finitude. 

ENSAIO
A alegria da influência: o Brasil modernista de 1928, PEDRO DUARTE

Três clássicos do modernismo – Retrato do Brasil, Macunaíma e o Manifesto antropófago – mostram como, para além dos clichês da alegria e da desolação, a cultura brasileira processa de forma original referências diversas. 

ENSAIO VISUAL
ARCANGELO TUCCARO
EUGÊNIO HIRSCH 

INÉDITO
Seria Balzac um realista por excelência?, PAULO RÓNAI

Em ensaio inédito, o critico e tradutor húngaro põe em questão algumas das ideias consagradas sobre o autor da Comédia Humana, cuja tradução e edição coordenadas por Rónai acaba de ser relançada. 

SOM E SENTIDO
O futuro da música, CHARLES ROSEN

O pianista e scholar americano, morto em dezembro de 2012, discute as formas de perpetuação da música clássica, entre a literalidade das partituras e a predominância das gravações sobre as performances ao vivo. 

LAÇOS DE FAMÍLIA 1
Proust e a mãe, MICHAEL WOOD

A conflituada relação entre o escritor e sua mãe, registrada na correspondência entre os dois, está uma das matrizes fundamentais de Em busca do tempo perdido

LAÇOS DE FAMÍLIA 2
John Cheever: novas maneiras de infernizar os seus, COLM TÓIBÍN

Revelado depois de sua morte, o diário do escritor americano, autor da obra-prima “O nadador”, mostrou à sua mulher e filhos que os conflitos que viveram eram ainda mais complicados do que pareciam. 

MEMÓRIA
Cascas, GEORGES DIDI-HUBERMAN

A partir de uma visita a Auschwitz, o filósofo francês retoma com originalidade e energia polêmica uma das discussões fundamentais sobre o que pode ser representável pela imagem fotográfica. 

ARTES VISUAIS
MANUEL MANILLA
ADRIANA VAREJÃO
JOSEPH BEUYS
JORGE MACCHI
PABLO PICASSO
PAUL NADAR
DAVID HOCKNEY
SAUL STEINBERG
JOSEPH KOSUTH 

ESCRITA CRIATIVA
O segredinho inconfessável da América, FREDRIC JAMESON

Em tom de provocação, o teórico marxista avalia os efeitos dos cursos de escrita criativa sobre a literatura americana contemporânea. 

ESCRITA NÃO CRIATIVA
Processos infalíveis, KENNETH GOLDSMITH

Para o curador do site Ubuweb, dedicado à arte de vanguarda, a literatura contemporânea tem que aprender com a arte a relativizar as ideias de gênio, inspiração e até autoria. 

ALFABETO SERROTE
O de Opacidade, EMILIO FRAIA
L de Livro, WALTERCIO CALDAS

6 respostas para serrote 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *